terça-feira, 22 de setembro de 2009

Caixa começa a pagar o abono salarial dos nascidos em dezembro

A Caixa Econômica começa a fazer o pagamento de abono salarial do Pis/Pasep para nascidos em dezembro a partir de amanhã (22). Poderão sacar o benefício de um salário mínimo 670 mil trabalhadores. De acordo com a Caixa, até o momento, 8,3 milhões já sacaram o abono e outros 5,9 milhões devem receber o benefício até o dia 30 de junho de 2010. 

Já foi iniciado o pagamento do abono para os nascidos nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Os últimos a começarem a receber serão os nascidos em junho (receberão a partir de 25 de novembro de 2009). Todos têm o mesmo prazo final para a retirada do dinheiro. 

Têm direito ao abono os trabalhadores que foram cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), até 2004; trabalharam pelo menos 30 dias - consecutivos ou não - no ano de 2008, com carteira assinada por empresa; receberam, em média, até dois salários mínimos mensais e a sua empresa informou corretamente ao Ministério do Trabalho seus dados na Rais. 

Quem tem saldo de cotas do PIS e foi cadastrado no PIS-Pasep até 4 de outubro de 1988 tem direito aos rendimentos. O pagamento segue o mesmo calendário do abono salarial. É permitido o saque do saldo de cotas do PIS nos casos de aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, trabalhador com diagnóstico de aids ou câncer (ou um de seus dependentes), morte do titular, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos. 

Em abono salarial serão distribuídos R$ 6,6 bilhões e, em rendimentos, serão R$ 1,3 bilhões. É a maior quantidade de benefícios já liberados pelo Programa do Abono Salarial, segundo a Caixa. Receberam os rendimentos cerca de 8,5 milhões de pessoas e outras 20 milhões ainda devem receber o dinheiro.  Os trabalhadores podem consultar a situação de seus benefícios pelo telefone (0800-726-0101).