quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ato em defesa do emprego e de investimentos da Petrobras

Ocorreu ontem a tarde o Ato em defesa do emprego e de investimentos da Petrobras no estado do Rio Grande do Norte e, principalmente, em Mossoró coordendo pelo Sindicato dos Petroleiros do RN - Sindipetro.

O que me chamou a atenção foram as falas de alguns oradores que levataram a necessidade da socieadade pensar o futuro de Mossoró e do estado com a diminuição dos investimentos da estatal no Rio Grande do Norte. Um exemplo dado e com relação a redução das perfurações de poços que estavam programadas para os próximos três anos (500 poços) que não irá ser mantida.

Segundo o representante do Sindipetro já são mais de quinhentas demisssões contabilizadas no setor só em Mossoró e a perspectiva é que se amplie, haja vista que o cronograma de investimentos foi extendido além do programado, três anos.

Realmente se faz necessário que a sociedade entre na discussão, bem como, a classe política para não chorar o leite derramado. A muito tempo que se fala da redução das reservas e da diminuição dos investimentos, mas ninguém quer acreditar.

Uma retração dos investimentos irá atingir toda a cadeia produtiva do município e parte do estado. Com diminuição de recursos todos os seguimentos estarão sujeito a crises por falta de moeda circulante advinda dos ganhos do petróleo que altualmente é quem impulsiona o mercado mossoroense.