segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um projeto para a juventude

No último sábado, dia 30 de maio, no Instituto de Formação Kenedy em Natal, realizou-se o II Encontro Estadual da juventude do Partido Comunista do Brasil-RN. A promoção foi do Comitê Estadual, através da Secretaria de Juventude, fazendo parte das ações de mobiliazação em preparação ao 12º Congresso a ser convocado na 1ª quinzena de junho, estendendo-se até 08/11, com a plenária final no Ahembi em SP/SP.

Um projeto estratégico para a atuação do PCdoB entre a juventude, foi o tema central do evento, que realizou-se das 09 às 17 horas, marcado pelo ambiente de animação, descontração e muita concentração.

Crise do Capitalismo Contemporâneo, o Projeto Eleitoral para 2010 e o 12º Congresso, foi apresentado através de uma conferência proferida por Antenor Roberto, presidente Estadual do Partido. Discorrendo sobre o tema, afirmou que a juventude como a parte mais sensível da sociedade brasileira não pode ser sacrificada no acesso a educação, segurança, lazer, cultura e ao emprego, provocada pela crise capitalista do neoliberalismo.

Acrescentou que durante o 12º Congresso, é preciso desenvolver o projeto eleitoral, para em 2010 fortalecer ainda mais o Partido, elegendo Deputado Federal e Estadual, e, que os jovens precisam ter oportunidade e serem preparados para ocupar o mercado de trabalho, serem gestores públicos competentes , e se constituirem como lideranças do movimento popular e sindical e ocuparem os espaços de poder através da participação social e da luta política.
Projeto estratégico

Ricardo Abreu/Alemão, economista e membro do Comitê Central e Secretário Nacional de Juventude, discutiu sobre a construção do projeto estratégico do Partido na área da juventude, dizendo da importância da particiapação política dos jovens e do fortalecimento da União da Juventude Socialista-UJS.

Alemão enfatizou que a prioridade do Partido na área de juventude é a manutenção da influência e presença no movimento juvenil brasileiro, notadamente nos secundaristas e universitários, através da UBES e da UNE, bem como dos jovens trabalhadores organizados na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB.

Declarou ainda: " Em 2022 o PCdoB estará completando 100 anos de existência e de luta em defesa do Brasil, do povo brasileiro e do Socialismo, é esta juventude que precisa ser preparada para exercer o papel de direção, tornar o Partido mais forte, mais influente e coeso, sendo a geração que dará continuidade a luta histórica iniciada em 1922 ".

O projeto de mobilização ao 12º Congresso no RN, foi apresentado pelo Secretário Estadual de Organização, Carlos Albérico. No início dos trabalhos vespertino, o Secretário de Comunicação do Comitê Estadual Jan Varela, apresentou o plano de mídia a ser desenvolvido no estado por ocasião do congresso.

Tive a oportunidade de participar do 3º Painel em companhia da concluinte do curso de Ciências Sociais e Secretária de Juventude do Comitê Municpal de Natal, Josângel a Bezerra, apresentado o Plano Estadual na área de juventude