domingo, 7 de junho de 2009

Reforma eleitoral deve ser votada na Câmara em 13 dias

As regras para as próximas eleições devem entrar em votação no plenário da Câmara Federal em 13 dias. Para tratar dessa reforma, uma comissão foi criada e até lá, estará recebendo sugestões do parlamentares sobre o que poderia ou não mudar no processo. Dia 9, próxima terça-feira é a data limite para opinar a respeito do texto.

A proposta, de autoria do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), define as regras para a campanha, inclusive pela internet, e regulamenta as pré-campanhas eleitorais. “A reforma tem o espírito de regulamentar, para que não haja dúvida no processo eleitoral”, disse Flávio Dino.

A reforma política, por sua vez, ainda encontra resistências e falta de consenso entre os líderes. A proposta de voto em lista fechada de candidatos não será votada. “A lista está morta. Só poderá ser ressuscitada em 2011 porque é a proposta que mais divide”, explicou Dino.

A ideia, segundo ele, é votar as matérias que têm consenso. “Até por uma questão metodológica”, comentou.

A proposta do financiamento público de campanha, outro ponto da reforma política, voltará à discussão depois da votação da reforma eleitoral. “Queremos aumentar o peso do financiamento público e diminuir o financiamento privado. Mas o Democratas não quer discutir essa proposta”, acrescentou.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), explicou que não faz sentido votar o financiamento público sem votar a lista fechada. “Ele é favorável à teoria da goiabada com queijo, de que um não funciona sem o outro”, comentou Dino.