terça-feira, 2 de junho de 2009

Copa 2014 no Rio Gande do Norte


A decisão da Federação Internacional de Futebol, anunciada ontem 31/05, definindo Natal como uma das sedes da copa de 2014, é uma decisão correta e justa, tendo em vista que ocorreu absolutamente por força de critérios, corresponde ao nosso potencial, constituindo-se em mérito, jamais uma generosidade.

A repercussão desta escolha produz consequências imediatas e futuras. Exigirá o cumprimento dos compromissos e das medidas apresentadas como elementos asseguradores para a realização de um evento da envergadura de uma copa do mundo.

Caberá ao Poder Público, federal, estadual e municipal, e, também a iniciativa privada através de seus emprendedores, materializar em ações concretas os projetos e compromissos apresentados a Fifa e ao mundo que justificaram a indicação e a escolha de nosso estado e capital Natal, dentre as demais capitais, inclusive do Nordeste. Esta decisão terá cunho histórico, pelo significado que representará para nosso povo, para a economia e sobretudo para o melhoramento de nossa infra-estrutura urbana em toda sua dimensão de transversalidade de políticas públicas.

O nosso Estado será objeto de referência e divulgação no mundo todo, agora mais do que nunca impulsionado pela comunicação virtual, e conhecido não somente pela sua localização geográfica estratégica, de importância militar, como ocorreu na 2ª Guerra Mundial, momento de conflito político e de enfrentamento bélico, motivados por interesses diversos, que contraditoriamente gerou desenvolvimento e morte de milhões de seres humanos.

Agora seremos pela 2ª vez, palco e cenário de um espetáculo que confraterniza e alegra os povos do mundo todo. Cresceremos também na auto-estima e teremos como companhia permanente a ansiedade, presente pelo menos até 2014.