quinta-feira, 11 de junho de 2009

CNI/Ibope: avaliação positiva de Lula sobe para 80%


A exemplo das recentes pesquisas Datafolha e Sensus, a pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje tem boas notícias para o governo. A pesquisa mostra que 68% dos entrevistados consideram o governo Luiz Inácio Lula da Silva ótimo ou bom contra 64% em março. Também houve melhora na aprovação da maneira como o presidente Lula governa o País, passando de 78% para 80%. O recorde era de 84% em dezembro.

Para os técnicos do Ibope, a '' melhora nas expectativas relativas ao cenário econômico '' explica esse resultado e ajudou a reverter a queda na avaliação positiva apurada no primeiro trimestre (em dezembro de 2008, 73% dos entrevistados consideravam o governo bom ou ótimo).

O modo como Lula lidou com a crise econômica, segundo a percepção dos brasileiros, foi o elemento-chave para a melhora nos índices. Os brasileiros acreditam que o governo e o Brasil enfrentaram a crise - e a derrotaram.

Em março deste ano, 83% dos entrevistados consideravam a crise grave ou muito grave, e apenas 78% responderam da mesma forma nesta pesquisa. Os que achavam que o Brasil seria prejudicado pela crise eram 69% e passaram para 63%. O índice de pessoas que sentiram o efeito da crise no dia-a-dia também diminuiu de 37% para 34%.

O governo ainda se saiu bem na avaliação sobre as ações que foram adotadas para combater os efeitos das turbulências do mercado internacional: 59% dos entrevistados aprovavam as medidas do governo em março, e 69% pensam assim agora. 48% também acreditam que o Brasil está mais preparado para enfrentar a crise, como prega o governo. Em março, apenas 39% responderam da mesma forma.

A avaliação negativa, ou seja, a fatia que acha o governo Lula ruim ou péssimo, caiu 2 pontos percentuais, indo de 10% em março para 8% em junho. Com isso, a diferença entre a avaliação positiva e a negativa passou a ser de 60 pontos ante os 54 pontos verificados no levantamento anterior.

O índice dos que consideraram a gestão regular ficou praticamente estável na comparação com o estudo antecedente, indo de 25% para 24%.

Eleições 2010

O Ibope também quis saber o que o brasileiro pensa da sucessão de Lula. José Serra continua liderando a corrida, no entanto, a provável candidata do PT, ministra Dilma Rousseff, está subindo. Serra aparece com 38% e Dilma com 18%. Depois, surgem Ciro Gomes, com 12%, e Heloísa Helena, com 7% das preferências.

Quando o Ibope apresenta ao eleitor a opção Aécio Neves, Ciro e Dilma passam a liderar a corrida (22% e 21%, respectivamente). Aécio ficaria com 12%. O Nordeste é a região em que Dilma aparece com mais apoio.

Esta é a primeira vez que a pesquisa CNI/Ibope investiga cenários para as eleições presidenciais de 2010, por isso não há comparações com resultados anteriores.

A pesquisa foi realizada entre 29 de maio e 1º de junho com 2 002 eleitores em 143 municípios de todo os país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Da redação,
com agências

Clique aqui para ver o relatório completo da CNI-Ibope